CARNAVAL: ESPELHO E METÁFORA  DA REALIDADE BRASILEIRA

É ou não é a oitava maravilha? Maior manifestação artístico-cultural popular do país, o carnaval é visto como espelho e metáfora das duras realidades sociais e políticas do Brasil. Não é por acaso que tantos pensadores partam da festa para pensar as singularidades e profundidades da identidade brasileira.

Desde seus primórdios a folia já foi muitas vezes perseguida, censurada, reprimida, adiada e até cancelada. Porém, nunca foi vencida. Tendo muitas de suas origens enraizadas na cultura africana e negra, e acontecendo em um país de tradição racista e escravocrata como o Brasil, pensar o carnaval separado da política é impossível.

Acadêmicos de Gravataí/ Carnaval 2020/ Foto: Fatima R Oliveira

 

Racismo, exploração, escravidão, desigualdade e luta – todos esses temas são presentes, direta ou indiretamente, nos carnavais e desfiles. A realidade é que os desfiles, ao longo das décadas, sempre foram marcados por importantes, comoventes e corajosos momentos de resistência política e denúncia por parta das escolas – em cenas históricas e inesquecíveis.

Desde meados da década passada os desfiles, em nível nacional, têm tido enredos engajados, com enfoques políticos, louvações à religiosidade de matriz africana, críticas sociais, denúncias contra a intolerância religiosa, racismo e qualquer tipo de exclusão.

Nada acontece por acaso, nem mesmo no carnaval. Enquanto soprarem ventos de autoritarismo, intolerância, preconceito, ódio, “bispos e capitães” e “messias de arma na mão”, a festa profana seguirá exercendo sua função social de, mesmo num ambiente de alegria, canto, dança, poesia e “avenidas engalanadas”, denunciar essas mazelas e fazer pensar um povo historicamente marginalizado e perseguido.

 #Gerson Brisolara/ Jornalista

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.