O Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, oficializou nesta segunda-feira, (21), o nome de Evandro Hazzy, para a Diretoria de Economia Criativa, o departamento inédito, está dentro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a reunião conduzida por Melo foi acompanhada pelo secretário adjunto da pasta, Vicente Perrone, pelo chefe de gabinete André Coronel e pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), a quem Hazzy declara ter admiração.
Após estar a frente de diversos projetos, em busca de sua evolução profissional, ele retorna à vida pública, se passaram 30 anos desde quando foi Gerente de Eventos e Turismo da extinta EPATUR. Conhecido por seu dinamismo, Evandro Hazzy é formado em Jornalismo, Administração e Recursos Humanos e é pós-graduando em Gestão Social: Políticas, Redes e Defesa de Direitos. Seu currículo se detéma inda no fato de sua larga experiência como Missólogo, com oito títulos conquistados no Miss Brasil, todos com candidatas gaúchas. Foi diretor técnico do carnaval de Porto Alegre e Diretor do Concurso Rainha do Carnaval por mais de duas décadas. Visionário e focado, o novo Diretor Municipal já recebeu do Prefeito, a missão de integrar o comitê das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre.
Sobre a nova função, que passou a exercer nesta segunda-feira, Hazzy, em entrevista concedida logo após tomar posse, fez uma reflexão sobre um assunto que merece atenção, uma vez que ele sempre deixou claro seu amor e envolvimento com o Carnaval, Evandro Hazzy declarou que vai buscar o bom entendimento, para compor, fundamentar e valorizar o evento junto ao turismo e trazer para o maior evento da Cultura Popular reconhecimento: “Por ser um setor novo, está despertando uma curiosidade muito grande, mas primeiro de tudo, para algo dar certo, as pessoas precisam se entenderem e o carnaval é isso, nós precisamos de entendimento, como existem em grandes centros, Rio de Janeiro e São Paulo. O carnaval de Porto Alegre merece destaque nacional e ser reconhecido como o terceiro maior carnaval do Brasil, ficando atrás apenas de grandes centros somente, mas nós precisamos de um entendimento interno primeiro. Sempre auxiliando e acompanhando as demandas criativas de uma economia que tem tudo para dar certo, temos espaço, basta ter um olhar criterioso e segmentado, para esse setor importante, que é o carnaval, carnaval este que sempre sofreu porque não tem receita e é preciso que essa receita seja transformada através de cursos educativos, culturais, eventos com restrições, pois ainda vivenos em pandemia, porém teremos que olhar com atenção o Porto Seco, transformá-lo em um grande Centro Cultural, para que os carnavalescos e as escolas tirem seu sustento dali, hoje é um local que não é bem visto pela sociedade, mas tenho certeza que com a minha criatividade eu vou auxiliar os gestores da Cultura e do Turismo para que o carnaval seja respeitado, para isto precisamos de uma gestão coletiva, de um comitê coletivo que vá cuidar dessa demanda do carnaval e isso é uma coisa que eu quero discutir sempre em conjunto com outros setores da prefeitura que são responsáveis também, como é o caso da Segurança Pública. Buscar fazer do Porto Seco, um local produtivo, que hoje é muito mal visto por ser um local de grande vulnerabilidade onde o crime está por perto. A segurança deve ser pensada em conjunto e tirar do entorno possiveis problemas causados por demandas negativas, transformando o local em um grande pólo cultural para o carnaval.” Conclui o Diretor, que recebeu em 2016 a honraria de Cidadão de Porto Alegre, da Câmara de Vereadores e que por mais de duas décadas foi o responsável pelo Rainha do Carnaval da Capital.
Evandro Hazzy despediu-se da Band, de seu público e de seu colega, o apresentador Rogério Forcolen, na tarde desta segunda-feira (21), onde esteve à frente das reportagens e apresentação de programas por aproximadamente 4 anos.
Fotos: Reprodução