A Cidade Maravilhosa esbanjou alegria, sorrisos e samba no pé, no último final de semana. Os apaixonadaos do samba finalmente retornaram para o solo sagrado, a Cidade do Samba, e lá foi possível ouvir os sons da cuíca, cavaquinho, surdo, tamborins e tantos outros instrumentos que, juntos, fazem o coração vibrar ao som da bateria de sua Escola de Samba preferida, ou porque não dizer, de todas elas!
No fim de semana, dias 26 de 27 de fevereiro, aconteceu abertura oficial do Rio Carnaval, que contou com a presença das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em uma grande celebração ao Samba.
O evento, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e apresentado pelo comentarista Milton Cunha, aconteceu na Cidade do Samba, os portões foram abertos às 19h, ingressos e os camarotes jestavam esgotados antes mesmo do evento iniciar.
O objetivo do Rio Carnaval foi realizar uma prévia do que acontecerá na Marquês de Sapucaí em abril, periodo em que acontecerá a grande folia de momo.
O blocos Cacique de Ramos (26/2) e o Cordão da Bola Preta (27/2), foram os convidados especiais da bertura, as Escolas de Samba mostraram seus sambas-enredos com direito a um minidesfile,onde cada uma levou aproximadamente 150 componentes. As Escolas começaram se apresentando no palco principal, com integrantes da bateria, intérpretes oficiais, passistas, velha guarda e da ala das baianas, além dos casais de mestres-salas e porta-bandeiras, logo em seguida se dirigiram para pista onde reazaram suas apresentações, um show a parte.
Pontos observados no evento:
Segurança sanitária
A LIESA seguiu os protocolo sanitários, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e determinações da Prefeitura do Rio.
Alimentação
Na Praça de Eventos a aconteceu a venda de comidas e bebidas.
Sábado (26/02)
Imperatriz Leopoldinense, São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Portela, Acadêmicos do Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis.
Convidado Especial: Cacique de Ramos
Domingo (27/02)
Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Acadêmicos do Grande Rio e Unidos do Viradouro.
Convidado Especial: Cordão do Bola Preta
Serviço:
Rio Carnaval 2022
Datas:26 e 27 de fevereiro
Horário: a partir das 19h
