LIVRO INSPIRA ENREDO DA FILHOS DE MARIA

7 FILHOS DE MARIA

OMINIRA É BASEADO EM UM CONTO DO ESCRITOR GILBERTO MANOEL SOARES

“Ominira”, tema-enredo que a escola de samba Filhos de Maria vai apresentar no carnaval de 2024 é inspirado em um conto de autoria do escritor gaúcho Gilberto Manoel Soares. A obra resgata parte da história de mulheres e homens negros que buscaram suas liberdades num período anterior ao fim da escravidão em Porto Alegre.

Na narrativa, uma ancestral da matriarca que foi escravizada em África resgata episódios da vida de seus antepassados com episódios em que recebem a proteção de seus orixás ancestrais Xangô, Oxumaré e Oxum.

O autor, que também é produtor cultural, articulador de Cidadania Negra e promotor da Saúde da População Negra de Porto Alegre, expressa sua alegria ao ver sua obra sendo contada no Complexo Cultural do Porto Seco. “Uma alegria enorme a escola ter escolhido esse tema pois traz à luz a história de nossa ancestralidade negra porto-alegrense”, afirma Soares.

O livro infanto-juvenil ilustrado será lançado no dia 03 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, com sessão de autógrafos.

Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.