O TEATRO SÃO PEDRO É O PALCO DA ABERTURA DA VIRADA CULTURAL SUSTENTÁVEL

teatro-sao-pedro

                 COMEÇA NESTA QUARTA FEIRA A 8º VIRADA SUSTENTÁVEL POA 2023

A espera é de uma agitada  programação da cidade com shows e ações socioambientais em pontos tradicionais da Capital, neste que é um dos maiores FESTIVAIS DE SUSTENTABILIDADE DO BRASIL, a VIRADA SUSTENTÁVEL agita mais uma vez a cena cultural de Porto Alegre e convida para atividades de conscientização socioambiental entre os dias 8 e 19 de novembro. Na programação, há atividades para todas as idades e públicos, em lugares tradicionais da Capital, como Redenção, Casa de Cultura, Orla do Guaíba, Largo dos Açorianos e  Theatro São Pedro que é palco da abertura oficial, neste 08 de novembro, todas as atividades  com entrada gratuitas.

 A Virada POA é financiada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Em 2023, a Virada Sustentável POA traz novidades, entre elas,  a entrega de mural gigante da ginasta Daiane dos Santos ( obra de Kelvin Koubik), que ficará como legado para a cidade, e o concerto com Vitor Kley e Orquestra da Ulbra na  redenção, o  lançamento de uma nova orquestra para a cidade, em um espetáculo assinado por Luciano Alabarse, ex-secretário da Cultura de Porto Alegre,  no Theatro São Pedro, exposição “Dá Pra Reciclar?, explicando tudo que gostaríamos de saber sobre reciclabilidade, mais uma edição de Noite Iluminada, na Ponte de Pedra, instalação de Eduardo Srur na Orla do Guaíba e o plantio da primeira Microfloresta Urbana de Porto Alegre, entre outras atrações culturais e socioambientais.

“A programação desta 8ª edição da virada é popular, diversificada e sofisticada e vai do muralismo, fazendo brilhar Daiane dos Santos, à instalação de um PET gigante na orla, fazendo tremer nossas consciências; vai do samba e do hip hop à música erudita, com orquestras no Theatro São Pedro e na Redenção”, diz Vitor Ortiz, um dos coordenadores da Virada Sustentável POA.

O evento,  acontece em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e adota os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma agenda seguida por 193 países. Os quatro focos desta edição são redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre. Neste ano, o evento reuniu em um Conselho Criativo 7 experts em sustentabilidade, que co-criaram a programação socioambiental.

“Os ODS são uma agenda que busca um mundo sustentável até 2030, ou seja, a meta é ver, na prática, muita coisa nos próximos sete anos. Para isso acontecer, é importantíssimo que as pessoas na cidade tragam para suas vidas as práticas sustentáveis, e é com isso em mente que o Conselho Criativo da Virada criou atividades bem práticas sobre resíduos, microflorestas, valorização das pessoas que trabalham com resíduos em POA, sobre a conexão dos rios voadores da Amazônia com o Pampa, entre muitas outras atividades conectadas aos 4 ODS prioritários deste ano, que estão por toda a programação”, ressalta Julia Caon Froeder, também coordenadora da Virada Sustentável POA.

Os eventos artísticos da Virada contam com recursos de acessibilidade, sinalização para PCDs, libras, audiodescrição ou legendagem e são realizadas em locais acessíveis. As instalações de arte urbana e artes visuais terão placa com QR Code remetendo para a audiodescrição das obras, o que pode ser acessado pelo celular.

Homenagem à Daiane dos Santos

 

Para marcar a realização da Virada na Capital, o artista Kelvin Koubik foi convidado a fazer um mural gigante da ginasta Daiane dos Santos. A homenagem destacará em primeiro plano a força de uma menina que conquistou o mundo, além de aspectos significativos da trajetória pessoal e esportiva.  O mural “DOS SANTOS” terá quase 50 metros de altura, e aproximadamente 900 metros quadrados e foi pintado no edifício da Fecomércio, localizado na elevada da Conceição.

 

Estreia de nova Orquestra no Theatro São Pedro

A abertura da Virada Sustentavel Poa, este 8 de novembro(quarta-feira), marcará o lançamento de uma nova orquestra da cidade: a SimJazz – Orquestra Sinfônica de Jazz, do diretor, condutor e arranjador Edu Martins e composta por 27 músicos, exibirá um espetáculo único no Theatro São Pedro. A apresentação contará com projeções de paisagens do Rio Grande do Sul, em imagens de Luiz Carlos Felizardo, fotógrafo porto-alegrense que, ao longo de seus mais de 40 anos de carreira, atingiu relevância nacional. Também haverá participações especiais de Vitor Ramil, Ernesto Fagundes e Paola Kirst. A direção geral do espetáculo é de Luciano Alarbarse.

Atividades

Entre os dias 10 e 12 de novembro (de sexta-feira a domingo), haverá dezenas de atividades na Travessa dos Cataventos, no Teatro Carlos Carvalho, na Sala Chico Stockinger, no Teatro Bruno Kiefer e no Jardim Lutz. A Casa de Cultura Mario Quintana se transformará na Casa dos ODS, em referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, metas globais estabelecidas pela ONU, e receberá atividades temáticas voltadas para diferentes públicos.

*Sexta-feira (10), voltado para o público escolar,

*Sábado (11), apresentando a cultura funk, soul e do hip hop

*Domingo (12), samba de muitas gerações.

Concerto com Vitor Kley e Orquestra da Ulbra na Redenção

No feriado do dia 15 (quarta-feira), a partir das 17h30min, o Parque da Redenção receberá o Concerto “Vitor Kley e Orquestra da Ulbra”. O espetáculo reunirá o porto-alegrense que tomou os palcos de todo o Brasil, Vitor Kley, e a artista Negra Jaque, acompanhados pela versatilidade da Orquestra da Ulbra.

Largo do Açorianos valoriza comNoite Iluminada o mês da Consciência Negra

A agenda da Virada POA tem uma sequência de atividades para valorizar e destacar a representatividade da comunidade negra.

No sábado (11), a programação no Largo dos Açorianos terá o show “Um Novo Dia ao Amanhecer”, de Gil Collares; a performance “Corpo Negro Gaúcho, um olhar pela dança afro contemporânea”, com Tiago Cunha; além de apresentações do Gueto Trio Encontra Grupo e da Banda Senzala. O encerramento será com a projeção Orgulho Negro, da videomaker Jana Castoldi: um videomaping que celebra Daiane dos Santos e muitas outras personalidades negras de Porto Alegre e do Estado.

Ainda no sábado (11), a Casa de Cultura Mario Quintana receberá atividades em referência ao Mês da Consciência Negra. Haverá uma apresentação do Restinga Crew, popular grupo de dança hip hop da Restinga e também o Slam do Vida, uma competição de poesia falada (Poetry Slam), e muita música com a DJ Elle P e com o grupo Conexão Katrina.

Samba e Carnaval serão os destaque na CCMQ no domingo (12), com o bate-papo “Nós e o Carnaval”, com Vinicius Brito, e roda de samba com Thiago Ribeiro e amigos. O bloco Avisem a Shana que Sábado vai Chover encerra a programação do dia.

A programação da Virada Sustentável também será marcada também pela pré-inauguração do Museu do Hip Hop e por uma homenagem aos 50 anos desta manifestação cultural popular, ao mesmo tempo em que alerta para o combate ao racismo com base na meta estabelecida no ODS 10: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. O evento encerra a Virada POA no dia 19, véspera da data de Zumbi dos Palmares. Durante todo o dia, o a uma ação socioambiental sendo realizada em parceria com o projeto de Horta Urbana do MHH e um graffiti da Crew do Beco. A programação inclui um espetáculo de dança e uma batalha break organizada pela Federação Gaúcha de Break, com início às 14h. Na sequência, teremos uma apresentação hip hop da banda Cristal & Nitrodi.

Alerta para os temas ambientais

Entre os dias 17 a 19 de novembro, de sexta-feira a domingo, o foco será em questões sociais e ambientais que impactam o nosso dia a dia, como o consumo e a produção responsáveis. Haverá visitas a unidades de triagem e uma instalação artística que abordará o tema da reciclagem, com a PET gigante, obra do artista Eduardo Srur, que estará no trecho 1 da Orla, próximo ao restaurante 360.

A agenda inclui a instalação artística “Rios Voadores”, na Redenção. Essa representação visual e sensorial dos rios amazônicos destaca sua importância na formação das chuvas no Brasil, usando tecidos holográficos azuis para evocar a conexão entre rios e o ciclo da água. A obra, com elementos de água do chafariz e espelho d’água, simboliza a interdependência dos ecossistemas e convida os espectadores a refletirem sobre a preservação dos recursos hídricos e a necessidade de ecossistemas sustentáveis. Junto à instalação, haverá a obra audiovisual Evapotranspiração, criada por Jana Castoldi.

 

Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.