CAMAROTE ECO-FRIENDLY LUCCA ROSSI ANIMA CARNAVAL FORA DE ÉPOCA

unnamed (2)

Um dos maiores evento de cidade de Guaíba conhecida por ser o berço da Revolução Farroupilha, volta este ano no dia 23 de Marco e contará com o espaço Lucca Rossi repleto de inovações sustentáveis e ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Materiais recicláveis e reutilizáveis marcam presença no kit dos foliões do Camarote Eco-Friendly Lucca Rossi, com destaque para o abadá, confeccionado com fios de garrafas pets, algodão e poliamida, “EcoCopos” reutilizáveis e dispensers para embalagens plásticas, como garrafas de água, minimizam o impacto ambiental, adotando a proposta de “Lixo Zero”.

“Nosso objetivo é claro: ‘Lixo Zero’, sustentabilidade, responsabilidade social e empregabilidade. Queremos movimentar a economia, cultura e turismo da cidade, indo além da folia para criar um impacto positivo e duradouro.”

A conscientização sobre práticas sustentáveis no Brasil, destacada por Lucca Rossi, não se restringe à preservação do meio ambiente, mas busca uma mudança cultural em relação ao consumo e descarte de resíduos. A combinação de medidas práticas, parcerias estratégicas e educação ambiental são a base para uma celebração em harmonia com a preservação do planeta.

O Camarote do Lucca Rossi, além de reunir personalidades como Milton Cunha, David Brazil, Adriana Bombom e a Miss Brasil  1986 Deise Nunes, também atrai marcas engajadas em responsabilidade social e ambiental.

Entre os parceiros que compõem o time de colaboradores e patrocinadores do espaço Eco-Friendly deste ano, estão:

  • Ibis Guaíba . Vinícola Noé • Cachaça 51 • Dudu Drinks • Unifique • Magrass • Bobs • Hotel Ibis Guaíba • Acústica Som E Luz • Prosperato • Sos Seguranças • Quiero Café • Prime Transfer • Nathalia Narciso Arquiteta• Abrazeite •  Grupo Sulina • SM Estruturas • Polímata • Lalah Transportes • Mobilar Premium • Viva Vida Fitness • Roda Flores •

“Todos nossos parceiros fazem parte desse time comprometido com a transformação, contribuindo para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da nossa região. O objetivo do Camarote Eco-Friendly é promover a festa com a aplicação de práticas com impactos positivos nas áreas sociais, econômicas e ambientais. Para isso, estabelecemos juntos aos nossos parceiros, colaboradores e patrocinadores uma criteriosa avaliação, pautada em padrões internacionais, para que todos possamos nos adaptar aos processos de acordo com as boas práticas de sustentabilidade. Vamos mostrar por meio de nosso espaço que é possível fazer a festa de forma sustentável”, destacou Lucca Rossi.

O desafio anual do Camarote Lucca Rossi é ir além da realização de uma festa grandiosa, inserindo compromissos com as diretrizes ODS, alinhadas aos 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Representando uma chamada global à ação, esses objetivos buscam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos.

Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. Nessa perspectiva, o evento adota práticas que impactam positivamente nas áreas social, econômica e ambiental, integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS um conjunto de 17 metas estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015.

Entre elas, estão presentes no Camarote Lucca Rossi: ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos; ODS 10 – Redução das Desigualdades: Reduzir a desigualdade dentro e entre os países; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis: Garantir padrões de produção e consumo sustentáveis; que incentiva empresas a adotar práticas sustentáveis e integrar informações de sustentabilidade em seus ciclos de relatórios.

O Camarote Lucca Rossi, ao envolver-se com parceiros e colaboradores, contribui para fomentar o desenvolvimento econômico, cultural e turístico da cidade.  Exemplos práticos, reforçam o compromisso do Camarote com a responsabilidade ambiental.

A inserção de práticas como: “Lixo Zero” envolveu a reutilização de materiais de anos anteriores; Móveis confeccionados com madeira certificada ou de demolição, garantindo uma festa que não apenas celebra, mas respeita o meio ambiente;  O abadá, peça essencial no visual dos foliões, ganhou um toque eco-friendly ao ser produzido com material reciclado, utilizando fios provenientes de garrafas pets, algodão e poliamida; utilização de pratos e guardanapos feitos com matéria-prima biodegradável.

O kit folião, minuciosamente planejado, destaca-se pela distribuição de copos reutilizáveis, com cordão o qual pode ser colocado junto ao corpo do folião, priorizando a segurança e manejos sustentáveis.  O espaço do camarote também é pensado para guiar os convidados na prática da coleta seletiva, com sinalizações para coletores segmentados de lixo reciclável.

Mensagens do material de comunicação, com frases de incentivo como o nosso lema: “Transformais as velhas formas de ser folião”!  Todas essas ações tem como finalidade estimular a reflexão sobre a importância do respeito à natureza e preservação da Amazônia. Exemplifica o responsável pelo espaço.

Rossi ressalta: “Cada ano é um desafio, mas nossa missão é clara. Queremos ser agentes de transformação, mostrando que é possível fazer uma festa grandiosa de forma sustentável, celebrando a alegria com responsabilidade e compromisso com o futuro. Transformaremos juntos o carnaval numa experiência ecologicamente correta e inesquecível”.

 

Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.