DIA NACIONAL DA MULHER SAMBISTA EM HOMENAGEM A DONA IVONE LARA

*Brasil

O Brasil tem milhares de mulheres sambistas, que se envolvem de corpo e alma com a causa, com o samba, não importa o lugar ou o que fazem, a criação de uma data para homenageá-las é certamente um passo a frente na luta destas mulheres que não medem esforços para manter o samba vivo, seja na música, na cultura ou de mãos dadas com o carnaval.

Em homenagem à Dona Ivone Lara, dia 13 de abril é instituído como Dia Nacional da Mulher Sambista, Lei Nº 14.834, que oficializa a data, foi publicada nesta sexta-feira, 05 de abril de 2024,   no Diário Oficial da União

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nessa quinta-feira (4),  lei que cria o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado em 13 de abril. A data marca o nascimento da cantora, compositora e instrumentista carioca Yvonne Lara da Costa (1922-2018), mais conhecida como Dona Ivone Lara. A Lei 14.834, publicada nesta sexta-feira (5), no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor.

A norma é oriunda do projeto de lei (PL) 3.057/2021, da Câmara dos Deputados. Para o relator da proposta na Comissão de Educação e Cultura (CE), o senador Cid Gomes (PSB-CE), o objetivo é dar visibilidade às sambistas e reconhecer a importância das mulheres nesse gênero musical.

“A instituição da data comemorativa dará visibilidade a outras mulheres brasileiras, que se destacaram e ainda hoje assumem um papel proeminente na história do samba”, diz o senador em seu relatório.

Segundo a Agência Câmara, a relatora, a Deputada Laura Carneiro, que  foi favorável à proposta a data  homenageia não apenas Dona Ivone Lara, mas todas as “mulheres que deram sua contribuição para a formação da identidade cultural do País”.

Biografia Dona Ivone Lara

Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, sem confirmação, pois há  divergência entre biógrafos sobre a data de seu nascimento, enretatanto o mais correto é 1921. Bisneta de escravos, teve contato com a música tanto no ambiente familiar, onde ouvia samba e choro, quanto no colégio interno para onde foi após se tornar órfã da mãe, lá aprendeu hinos cívicos e coros regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos.
Dona Ivone foi a primeira mulher a escrever um samba-enredo no Carnaval Carioca, em 1965, ela também foi enfermeira, se aposentando da profissão aos 77 anos, quando passou a se  dedicar somente à vida artística, que contou com mais de dez álbuns produzidos. Ela faleceu no dia 16 de abril de 2018, aos 97 anos, por insuficiência cardiorrespiratória.

Fonte: Agência Senado

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.