TRABALHO É FEITO POR VOLUNTÁRIOS DE PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRGS
A Sociedade Beneficente e Cultural Bambas da Orgia foi severamente atingida pela enchente do mês de maio. Localizada na Rua Voluntários da Pátria, número 1.387, no bairro Floresta, na área central de Porto Alegre, a quadra de ensaios, que também abriga sua sede administrativa, teve seus acervos danificados com a força das águas.
Documentos referentes à escola, como fotos, atas de reuniões, planilhas e material de arquivo foram avariados.
A direção dos Bambas está contando com uma preciosa colaboração. Um grupo de restauradores vem contribuindo de forma voluntária nas ações de transporte de acervos, reorganização dos espaços de guarda temporária e no preparo de documentos para congelamento.
A parceria da escola é com o Sépia, um projeto de pesquisa e extensão transdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dedicado à conservação e pesquisa de acervos documentais.
O projeto está atuando nas ações de salvamento e recuperação de acervos de instituições atingidas pelas enchentes como forma de contribuir com a preservação das histórias, das memórias e do patrimônio documental da cidade e também mitigar os efeitos de desastre e perdas que acometeram essas instituições.
Fotos: Bambas da Orgia e Prorext UFRGS