PORTO ALEGRE RS
A bailarina e jornalista Iris Neto entra em uma nova fase na sua trajetória no carnaval. Após empilhar vários títulos em concursos de beleza como Rainha do Carnaval de Pelotas e Rainha do Carnaval de Porto Alegre, e de ter sido musa em diversas escolas de samba, esta bageense de 37 anos, agora se aventura como temista. E sua estreia acontece nada mais, nada menos do que no Estado Maior da Restinga, agremiação que consagrou grandes nomes do gênero, como Sérgio Peixoto, Guaracy Feijó, entre tantos. Em 2025, a Tricolor da Zona Sul terá como enredo “São Jorge Teu Povo Te Ama”.
1) COMO SURGIU A VONTADE DE PASSAR A ESCREVER TEMA ENREDO?
Depois da dança, que é a arte por onde eu sempre me expressei e sou mais conhecida, a escrita sempre me agradou. Desde pequena já lia muito e até ensaiava alguns poemas. Baseada na minha formação em jornalismo e com a vinda para Porto Alegre, conheci grandes amigos temistas como Edy Dutra, Pedro Linhares, Fábio Castilhos, entre outros e, através dos textos e explanações deles, o quesito Tema Enredo me chamou a atenção, pois é a narrativa que rege todo o Carnaval de uma entidade. Ao me deparar com essa grande paixão, me inspirei nesses grandes talentos e ingressei nessa nova caminhada.
2) E A OPORTUNIDADE NA ESTADO MAIOR DA RESTINGA?
Desde o ano passado eu me coloquei à disposição da escola para começar a trabalhar “nos bastidores”. Já que eu estava programando encerrar o ciclo como Rainha/Musa, queria continuar envolvida com a Restinga e com o Carnaval para além de títulos e cargos artísticos. Entendendo que eu poderia colaborar com a escola de outras maneiras, recebi o convite da presidência e do carnavalesco Luciano Maia. Após ter meu texto analisado por eles, tive a oportunidade de começar a escrever em 2025 como temista.
3) O QUE É, PARA VOCÊ, ESCREVER UM TEMA-ENREDO?
Escrever um Tema Enredo consiste em expressar a narrativa de uma história contada por uma escola, um recorte carnavalizado da mensagem que, através do desfile e de toda a complexidade da nossa cultura popular, a entidade quer transmitir ao público. É como escrever um livro que será dimensionado em diversas faces artísticas pela escola, com todas as suas nuances poéticas, políticas, satirizadas, além da musicalidade inerente ao nosso carnaval.
4) O TEMA DA RESTINGA 2025 EXIGIU QUAL INTENSIDADE DE PESQUISA PARA A ELABORAÇÃO?
O tema desse ano exigiu uma pesquisa aprofundada e específica sobre São Jorge, já que ele foi protagonista em milhares de expressões culturais. A criação do carnavalesco Luciano Maia foi essencial para fosse feita uma perspectiva que respeitasse a história do nosso padroeiro da escola e que evidenciasse o DNA do Estado Maior da Restinga.
5) VOCÊ É DEVOTA DE SÃO JORGE?
Sou devota e com muito orgulho. Minha religião me aproximou de São Jorge pelo sincretismo com Ogum, meu protetor na Umbanda. Acredito que eu tenha sido presenteada por ele ao escrever su história e poder vivenciar sua energia e amor também através do carnaval.
6) O QUE PODEMOS ESPERAR DO DESENVOLVIMENTO DO ENREDO DA RESTINGA?
Estamos em trabalho constante até o dia do desfile. Desenvolver um tema em homenagem ao santo guerreiro mais popular e querido pelo povo é uma honra para a Estado Maior da Restinga. Com muita dedicação, amor e confiança, desejamos realizar um grande espetáculo no desfile em 2025. E para mim, é um imenso prazer poder me reinventar como carnavalesca. Sou mais conhecida por ser bailarina e sambista através dos meus títulos conquistados em concursos, mas hoje tenho o desafio de me apresentar também como jornalista e ser uma temista numa escola renomada, algo que requer dedicação e responsabilidade com a comunidade. Uma mulher em busca de novos espaços e amante da cultura popular que se propõe a evoluir como pessoa e como artista.