PORTO ALEGRE | OPINIÃO
Érico Leoti atua como diretor de carnaval e diretor de harmonia em escolas de samba em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Foi presidente da Sociedade Beneficente e Recreativa Imperadores do Samba e vice-presidente da Associação das Entidades Carnavalescas do RS (AECPARS).
Atualmente faz parte da Comissão de Carnaval da Imperatriz Dona Leopoldina.
QUAL A FUNÇÃO DESTE SEGMENTO NA ESCOLA DE SAMBA?
O desfile de escolas de samba, nas mais variadas localidades do Brasil, tem apresentado espetáculos muito significativos e de muita qualidade. Produção cultural eminentemente popular, que reúne saberes empíricos e acadêmicos com a mesma magnitude, a condução deste espetáculo também requer conhecimento e dedicação de segmentos que não têm a visibilidade dos artistas de barracão, ateliê, quadra e Avenida. Um destes segmentos é o de Harmonia Geral, ou somente Harmonia: função responsável por conduzir todo o espetáculo grandioso produzido ao longo de meses.
A Harmonia, como quesito, se define resumidamente como o perfeito entrosamento entre o ritmo e o canto. O quesito tem suas particularidades de julgamento, mas, observando-se ao longo dos anos, as penalizações e justificativas remetem à verificação do canto da Escola.
Ao analisarmos o conceito de Harmonia, verificamos ser bem mais abrangente. Remete à ideia de conjunto, atuação coletiva com vistas a um resultado, simetria entre as partes de um todo, entre outras.
E, nesta visão mais ampla, de Harmonia enquanto segmento de uma Escola de Samba, é que verificamos sua importância e sua proximidade ao conceito mais abrangente. Mas nem sempre este segmento atua e é visto como parte fundamental para o sucesso do Desfile de Escola de Samba.
Não se identifica na organização das Escolas, processo de capacitação técnica e posicionamento deste segmento no processo de produção do ciclo carnaval, no todo.
Mesmo assim, todas Escolas, após meses de trabalho, de concepção, pré-produção e produção, no dia do desfile entrega, literalmente, a Escola e todo investimento feito ao grupo de harmonia para a condução e busca do resultado positivo.
A missão deste grupo é conduzir com maestria tudo que foi planejado, confeccionado e sonhado por todos os setores da Escola ao longo do ciclo do Carnaval.
Assim, é necessário que o segmento de Harmonia Geral seja estudado e praticado no processo produtivo do Desfile, para que a Escola obtenha sucesso.
O trabalho tem seu êxito total a partir da integração e organização em equipe e deve ser feito em todo o ciclo de produção do Desfile.
O segmento de Harmonia deve se envolver desde a definição do Enredo, participar do planejamento e escolha do Samba de Enredo, conhecer as Fantasias desde sua concepção, da mesma forma que, desde o projeto, as Alegorias, sua estrutura e elementos visuais.
Nos eventos da quadra os Harmonias são os organizadores e condutores, sendo os responsáveis sempre que possível pelos ensaios de quadra e de rua. Enfim, devem ser utilizados para preparar a Escola para o desfile. Tão importantes são os ensaios específicos, nestes são geradas informações preciosas para a elaboração do plano de desfile.
A integração dos Harmonias com as alas, diretores e componentes, é primordial para a integração do conjunto e sinergia no desfile. O canto da Escola começa a ser tratado nos eventos de quadra e também é fundamental esta relação, assim como o repasse de informações aos componentes para o dia do desfile.
A apresentação da escola na passarela é o ápice do trabalho do ano inteiro. O êxito de todos os segmentos que compõem o Desfile passa pelo sucesso do trabalho da equipe de harmonia. Assim, é necessário conhecer o regulamento e as regras do julgamento.
É da Direção de Harmonia a responsabilidade pelo controle de obrigatoriedades, como também a garantia do êxito de alguns e suporte a todos os quesitos, desde a montagem da escola à plena execução do Plano de Desfile.
Da escolha do enredo, à dispersão da escola na Avenida, há necessidade da atuação e participação da Direção de Harmonia Geral.
Assim, a equipe de Harmonia, não se forma semanas antes ou na hora do Desfile, pois os insumos básicos para o trabalho deste segmento, são o conhecimento e a informação. Neste sentido é fundamental a participação da equipe de Harmonia, em todo o processo produtivo, desde o inicio do ciclo do projeto de carnaval/desfile da Escola.
O que se depreende, nas reflexões e informações deste artigo, é o quanto essencial é o trabalho integrado, proativo e dedicado deste segmento, responsável pela excelência na condução do conjunto da escola no desfile para o sucesso final do Projeto Carnaval, iniciado logo após o término do desfile anterior.
O sucesso de um desfile de Escola de Samba depende do sucesso de todos os seus segmentos e a costura e garantia da sinergia de todos os setores para o objetivo comum, é, inegavelmente, de responsabilidade da Direção de Harmonia Geral.
Por: Gerson Brisolara
#opiniao
#EricoLeoti
#DirecaoHarmoniaGeral
#carnavalenfoco