Porto Alegre
*Largo Zumbi dos Palmares, entrega da estátua de Zumbi dos Palmares
Celebrado neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, será feriado nacional pela primeira vez em 2024, instituído pela Lei 14.759/2023, a data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e foi proposta por um grupo de estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.
A data foi marcado por atividades da Semana da Consciência Negra em Porto Alegre, com destaque para a entrega da estátua de Zumbi dos Palmares, e a exposição Grupo Palmares e as Mulheres, aberta no Paço Municipal.
Vale destacar que o caminho para chegar até a instituição do feriado nacional foi longo, a transformação da data em feriado era uma pauta do movimento negro, foi discutida no Congresso, aprovada por lei e sancionada pelo governo federal em dezembro de 2023.
Essa luta faz parte da vida de Antônio Carlos Côrtes, o comunicador, advogado, escritor e integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, Côrtes é um dos fundadores do Grupo Palmares, que foi formado por jovens estudantes negros do Rio Grande do Sul em 1971, o grupo mobilizava a luta antirracista e propôs o dia da morte de Zumbi dos Palmares como marco.
O grupo Palmares nasceu durante a ditadura cívico-militar no Brasil, período de 1964 a 1985 em que houve repressão e censura da oposição ao governo, principalmente de artistas, escritores e imprensa.
Estátua de Zumbi
Feita em cobre e medindo 2,40 metros, a estátua do líder negro foi instalada no Largo Zumbi dos Palmares em frente a outro monumento, que remete à lança de Zumbi, erguido do outro lado da avenida Loureiro da Silva em 1997.
A figura foi criada pelo escultor Mario Cladera, uruguaio radicado em Porto Alegre desde 1978, participaram do projeto a paisagista Marcia Baggio, o professor Manoel José Ávila e a empresa Ibiama, responsável por criar dispositivo de realidade aumentada (RA) contando a história da estátua.
O Largo Zumbi dos Palmares ganhou ainda um totem, que valoriza a identidade negra brasileira. A peça foi criada pelo artista porto-alegrense e educador social Eduardo Angel Sats, homenageando o poeta, professor e militante do movimento negro Oliveira Silveira (1941-2009) pela liderança que teve, junto ao Grupo Palmares, na proposição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.
O evento que contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo, da Secretaria da Cultura e Eeconomia Criativa Liliana Cardoso e representantes do poder publico.
“Tenho muito orgulho de viver e ser prefeito dessa Porto Alegre multicultural. Estas merecidas homenagens às grandes lideranças que foram Zumbi dos Palmares e Oliveira Silveira são um marco neste feriado nacional da Consciência Negra. Reforçamos o compromisso no combate à desigualdade social com mais políticas públicas de inclusão, representatividade e valorização da cultura afro-brasileira” – Prefeito Sebastião Melo.
Fonte: Comunicação Prefeitura de POA
Fotos: Cesar Lopes/ Prefeitura de POA