CARNAVAL PELO BRASIL | FLORIANÓPOLIS
- CONFIRA OS ENREDOS DAS ESCOLAS DE FLORIPA
Vamos conhecer os enredos das agremiações da Grande Florianópolis que vão se apresentar na passarela do samba Nego Quirido nos dias 28 de fevereiro e 1º de março de 2025:
UNIÃO DA ILHA DA MAGIA: “As Ervas que Curam o Corpo e Perfumam a Alma” – A atual campeã do carnaval da capital catarinense falará sobre o poder das ervas, além de celebrar a sabedoria ancestral e os aromas que elevam o espírito.
CONSULADO: “O Jardim Secreto nos Delírios de Fritz Müller” – A vermelho e branco vai abordar a trajetória do naturalista alemão que morou em Blumenau e na então Desterro (atual Florianópolis) e que é referência na botânica e na zoologia.
UNIDOS DA COLONINHA: “Benzimento: O Poder das 7 Ervas Sagradas” – A Gigante do Continente vai falar sobre as sete ervas que têm um super poder de combater as energias negativas, seja na residência ou trabalho (arruda, guiné, alecrim, comigo-ninguém-pode, espada de São Jorge, manjericão e pimenteira).
EMBAIXADA COPA LORD: “Ontemanhã – O Tempo nos Traços de Hassis” – A escola do Morro da Caixa vai relembrar o legado artístico do pintor brasileiro Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis (1926 – 2001).
OS PROTEGIDOS DA PRINCESA: “As Lavadeiras do Rio da Bulha: Nas Águas d’Oxum, um Canto Negro de Fé e Liberdade” (André Diniz) – A agremiação com o maior número de títulos de campeã em Floripa (25 vitórias) vai falar sobre as mulheres que lavavam roupas em um antigo rio sobre o qual foi construída a Avenida Hercílio Luz.
DASCUIA: “Zacimba Gaba – A Princesa da Liberdade” (Rafael Lima, Junior Fionda, Júlio Assis) – A protagonista do enredo da verde e rosa do Morro do Céu foi uma princesa angolana trazida para o Brasil para ser escravizada.
IMPÉRIO VERMELHO E BRANCO: “Sua Flecha é Certeira. És Dono da Minha Fé” – A escola faz referência ao orixá Oxóssi, o guardião das matas, conectando mitos, tradições e ritmos, numa celebração que transcende as fronteiras do tempo e reverencia a essência da cultura afro-brasileira.
ACADÊMICOS DO SUL DA ILHA: “Os Sete Segredos dos Mares” – A azul e rosa levará para a passarela Nego Quirido a riqueza cultural e natural do litoral catarinense, explorando mitos, lendas e a beleza do mar.
JARDIM DAS PALMEIRAS: “Matriarcas do Axé” – A verde e branco da cidade de São José homenageará as Ialorixás, verdadeiras matriarcas do axé e pilares das religiões de matriz africana no Brasil.
NAÇÃO GUARANI: “Os Filhos do Tambor – A narrativa da agremiação de Palhoça conecta a ancestralidade indígena e a espiritualidade afro-brasileira com um desfile que promete encantar o público com riqueza cultural e sincretismo.
#carnaval2025
#floripa
#carnavalenfoco