DESCIDA DA BORGES PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE PORTO ALEGRE

DESCIDA DA BORGES 2023 - Crédito: Pedro Piegas/PMPA

PORTO ALEGRE | CARNAVAL

DESCIDA DA BORGES PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE PORTO ALEGRE

A Descida da Borges, evento que marca o início das comemorações do Carnaval de Rua em Porto Alegre pode se tornar patrimônio cultural e imaterial da Capital.

A vereadora Grazi Oliveira (PSOL) protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que reconhece a tradicional manifestação popular com uma medida que reforça o compromisso com a preservação da história e identidade do Carnaval e da cidade.

São exemplos de patrimônio imaterial os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

As Descidas da Borges têm como sentido reavivar as tradições do Carnaval de Porto Alegre, cujos primeiros desfiles se realizavam na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, onde perduraram até a década de 1960.

O festejo teve início em 2006, quando o músico e carnavalesco Joaquim Lucena Neto estava à frente da Coordenação das Manifestações Populares, extinta pasta ligada à Secretaria Municipal de Cultura.

A Descida da Borges tem a participação de escolas de samba convidadas conforme classificação obtida no ano anterior. O desfile percorre a área central da cidade, da Esquina Democrática até o Mercado Público.

Na abertura do evento, o prefeito entrega a chave da cidade para a Corte do Carnaval.

#carnavalpoa

#descidadaborges

#patrimonio

#carnavalenfoco

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.