PORTO ALEGRE | CARNAVAL
DESCIDA DA BORGES PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE PORTO ALEGRE
A Descida da Borges, evento que marca o início das comemorações do Carnaval de Rua em Porto Alegre pode se tornar patrimônio cultural e imaterial da Capital.
A vereadora Grazi Oliveira (PSOL) protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que reconhece a tradicional manifestação popular com uma medida que reforça o compromisso com a preservação da história e identidade do Carnaval e da cidade.
São exemplos de patrimônio imaterial os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
As Descidas da Borges têm como sentido reavivar as tradições do Carnaval de Porto Alegre, cujos primeiros desfiles se realizavam na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, onde perduraram até a década de 1960.
O festejo teve início em 2006, quando o músico e carnavalesco Joaquim Lucena Neto estava à frente da Coordenação das Manifestações Populares, extinta pasta ligada à Secretaria Municipal de Cultura.
A Descida da Borges tem a participação de escolas de samba convidadas conforme classificação obtida no ano anterior. O desfile percorre a área central da cidade, da Esquina Democrática até o Mercado Público.
Na abertura do evento, o prefeito entrega a chave da cidade para a Corte do Carnaval.
#carnavalpoa
#descidadaborges
#patrimonio
#carnavalenfoco