A Acadêmicos do Grande Rio é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2022. Com campeonato inédito a escola de Duque de Caxias na Baixada Fluminense levou o tão sonhado título.
A Agremiação levou para a Sapucaí o enredo “Fala, Majeté! Sete chaves de Exu”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. O objetivo do enredo foi desconstruir a imagem preconceituosa do Orixá que é divindade de religiões de matriz africana.
A expectativa era grande, já que a escola também ganhou o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo como melhor escola do carnaval 2022.
A apuração começou às 16h com o anúncio de que a Estação Primeira de Mangueira pagará multa de R$60 mil por conta do atraso da saída dos carros.
Quem também saiu em desvantagem foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, que perdeu um décimo, também por problemas nos carros alegóricos.
Foram 45 jurados se dividindo em nove quesitos e distribuindo notas entre 9,0 e 10, as seguintes categorias: Fantasia; Harmonia; Comissão de Frente; Samba-enredo; Bateria; Alegorias e adereços; Enredo; Mestre-sala e porta bandeira e Evolução.
As doze agremiações do Grupo Especial se apresentaram sexta 22 e sábado 23. O resultado final foi o seguinte:
- Grande Rio
- Beija-Flor
- Viradouro
- Vila Isabel
- Portela
- Salgueiro
- Mangueira
- Mocidade Independente
- Tijuca
- Imperatriz
- Tuiuti
- São Clemente
As seis primeiras colocadas retornam à Sapucaí para o desfile das Campeãs no próximo sábado, 30.
#riodejaneiro #carnaval #carnavalriodejaneiro #carnaval2022 #carnavalenfoco