IMORTAIS TRICOLORES CONFIRA A SINOPSE PARA O CARNAVAL 2025

 

PORTO ALEGRE | IMORTAIS TRICOLORES

CONFIRA A SINOPSE PARA O CARNAVAL 2025

“Pai, Abençoe o Pão Nosso de Cada Dia. E que Assim Seja…”

  • Através dos olhos do Mosqueteiro campeão do carnaval, os Imortais Tricolores, vão passar uma mensagem de conscientização e de esperança em dias melhores, por meio da história dos alimentos que sustentam a humanidade diariamente em nossa mesa.
  1. Em tempos de ódio gratuito, intolerâncias e violências climáticas, o enredo se utiliza do capítulo 6, versículo 11 dos escritos sagrados que nos ensina a valorizar o pão nosso de cada dia, ofertado pelo pai celestial, e neste sentido, abordaremos não só o pão propriamente dito, mas os alimentos que servem de base para a nutrição humana, a exploração do trabalho as riquezas e as mazelas produzidas em torno dos alimentos.

Sentemos todos à mesa! Nosso desfile vai começar! Sem esquecer de que o alimento sustenta a humanidade e nossa escola sobrevive através da força de sua comunidade, que campeã, vem cantar mais uma vez em forma de oração, “pai abençoe o pão nosso de cada dia”.

Enredo e pesquisa – Éder de Barros.

SETOR 1 – O PÃO E A EXPLORAÇÃO ALIMENTÍCIA

O alimento mais importante e sagrado do mundo teve origem na Mesopotâmia, um dos berços da civilização. Lá o homem primitivo percebe que ao deixar sob sol um punhado de trigo, faz nascer uma massa intrigante, sem saber que tal “descoberta” dali para frente, alimentaria a humanidade. No entanto, foram os egípcios que iniciaram o processo de fermentação dessa massa, dando origem ao Pão que rapidamente além de saciar a fome, ganhou traços simbólicos, seja como moeda de troca ou símbolo de poder político.

…E por falar em poder, os alimentos, também já representaram símbolo de sofrimento para a camada de produção e temos como exemplo: a fase da economia açucareira no Brasil e a força dos cafeicultores.

O trabalho em torno do açúcar, desde a plantação das mudas de cana até o encaixotamento do produto destinado especialmente a Europa, era realizado por escravizados. Nos engenhos de açúcar, o trabalho era árduo e insalubre. As jornadas eram longas e tornavam – se mais exaustivas à medida que se aproximava o período da colheita da cana, uma vez que as tarefas a serem cumpridas aumentavam.

Já o cultivo do café foi a base da economia do Brasil Império, nas grandes fazendas, a planta se transformou na principal lavoura e, para preservá-la, aqueles proprietários de escravos e de terras, que ficaram conhecidos como os barões do café, defendiam o regime de produção latifundiário-escravista.

SETOR 2 – O ALIMENTO E SUAS CLASSIFICAÇÕES

Os tempos de exploração tendo alimentos como base passaram e modernamente, os alimentos ganharam classificações importantes, sendo eles de origem animal, vegetal ou mineral e desta forma, denomina-se alimento, toda a substância utilizada pelos seres vivos com o objetivo de obter energia para o funcionamento de suas atividades vitais. É através dos alimentos que ocorre o crescimento, funcionamento e regulação do organismo.

Os alimentos de origem animal são aqueles originados de fontes animais. Eles estão presentes na alimentação de muitas pessoas, eles podem trazer uma série de benefícios, pois são fontes de proteínas, vitaminas e minerais. O mel, sendo exemplo de um desses alimentos de origem animal, possui ação antimicrobiana, que impede o crescimento e destrói micro-organismos do organismo.

Os alimentos de origem vegetal são aqueles originados de fontes vegetais. São exemplos as folhas, raízes, caules e frutos. Eles são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Por isso, recomenda-se que sejam incluídos diariamente na alimentação.

Os alimentos vegetais destacam-se pela possibilidade de serem consumidos frescos. Frutas: alimentos ricos em fibras, vitaminas e nutrientes que auxiliam na prevenção de doenças. Legumes e verduras: alimentos ricos em fibras com baixo teor de carboidratos e calorias.

Os alimentos de origem mineral são representados pela água e sais minerais. A água é indispensável para uma boa alimentação, sendo um elemento importante para o bom funcionamento do organismo. Os sais minerais também podem ser encontrados nos alimentos de origem animal e vegetal. Eles auxiliam na prevenção de doenças, aumento da defesa imunitária, formação de ossos e na regulação do metabolismo.

SETOR 3 – O CLAMOR POR JUSTIÇA E ERRADICAÇÃO DA FOME

Ao contrário da origem difícil do ciclo alimentar a qual previa trabalho escravo e a concentração de riquezas nas mãos de poucos, hoje em dia o ciclo alimentar é solidário e mantém o país no topo da economia.

Ganha espaço a Agricultura Solidária, que tem por princípio básico se contrapor à exploração da força de trabalho ao propor processos de produção cooperada, livremente associada e sob o controle dos próprios trabalhadores, além da propriedade coletiva dos meios de produção e a divisão equitativa dos resultados. Consequentemente entende-se por economia solidária a forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (econômica) centrada na valorização do ser humano e não do capital. A soja se destaca como principal lavoura da agricultura brasileira, além de ser o carro-chefe das exportações desse setor.

Mesmo assim, o Pai Celestial ainda se assombra com a forma que alguns se utilizam da evolução em prol de si. A fome ainda é uma realidade e o poder público ainda não conseguiu trazer comida para todos. Envoltos a violência, intolerâncias e revoltas climáticas a humanidade se perdeu do caminho esculpido pelo Pai Maior.

Os Imortais Tricolores não se calarão! E neste carnaval vão em busca de justiça ao lado de Xangô que é firme em suas ações, castigando mentirosos, ladrões e mal intencionados, sem sossegar até que toda fome seja erradicada do nosso país! O carnaval é peça fundamental e instrumentaliza de forma concreta ações de solidariedade, estendendo a mão a quem precisa! E Que assim seja! É o Povo pelo povo.

Éder de Barros: enredo, pesquisa e concepção.

#carnaval2025
#imortaistricolores
#sinopse
#carnavalenfoco
@oficialimortaistricolores

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.