20 DE NOVEMBRO NASCE NA PORTO ALEGRE DE TODOS OS GAÚCHOS

Porto Alegre

*Largo  Zumbi dos Palmares, entrega da estátua de Zumbi dos Palmares

Celebrado neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, será  feriado nacional pela primeira vez em 2024, instituído pela Lei 14.759/2023, a data rememora a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e foi proposta por um grupo de estudiosos e ativistas gaúchos como alternativa à celebração da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.

A data foi marcado por atividades da Semana da Consciência Negra em Porto Alegre, com destaque para a entrega da estátua de Zumbi dos Palmares,  e a exposição Grupo Palmares e as Mulheres, aberta no Paço Municipal.

Vale destacar que o caminho para chegar até a instituição do feriado nacional foi longo, a transformação da data em feriado era uma pauta do movimento negro, foi discutida no Congresso, aprovada por lei e sancionada pelo governo federal em dezembro de 2023.

Foto: Acervo pessoal

Essa luta faz parte da vida de Antônio Carlos Côrtes, o comunicador,  advogado,  escritor e integrante da Academia Rio-Grandense de Letras, Côrtes é um dos fundadores do Grupo Palmares, que foi formado por jovens estudantes negros do Rio Grande do Sul em 1971, o grupo mobilizava a luta antirracista e propôs o dia da morte de Zumbi dos Palmares como marco.

O grupo Palmares nasceu durante a ditadura cívico-militar no Brasil, período de 1964 a 1985 em que houve repressão e censura da oposição ao governo, principalmente de artistas, escritores e imprensa.

Estátua de Zumbi

Feita em cobre e medindo 2,40 metros, a estátua do líder negro foi instalada no Largo Zumbi dos Palmares em frente a outro monumento, que remete à lança de Zumbi, erguido do outro lado da avenida Loureiro da Silva em 1997.

A figura foi criada pelo escultor Mario Cladera, uruguaio radicado em Porto Alegre desde 1978, participaram do projeto a paisagista Marcia Baggio, o professor Manoel José Ávila e a empresa Ibiama, responsável por criar dispositivo de realidade aumentada (RA) contando a história da estátua.

O Largo Zumbi dos Palmares ganhou ainda um totem,  que valoriza a identidade negra brasileira. A peça foi criada pelo artista porto-alegrense e educador social Eduardo Angel Sats, homenageando o poeta, professor e militante do movimento negro Oliveira Silveira (1941-2009) pela liderança que teve, junto ao Grupo Palmares, na proposição do 20 de novembro como Dia da Consciência Negra.

O evento que contou com a presença do Prefeito Sebastião Melo,  da Secretaria da Cultura e Eeconomia Criativa Liliana Cardoso e representantes do poder publico.

“Tenho muito orgulho de viver e ser prefeito dessa Porto Alegre multicultural. Estas merecidas homenagens às grandes lideranças que foram Zumbi dos Palmares e Oliveira Silveira são um marco neste feriado nacional da Consciência Negra. Reforçamos o compromisso no combate à desigualdade social com mais políticas públicas de inclusão, representatividade e valorização da cultura afro-brasileira” – Prefeito Sebastião Melo.

Fonte: Comunicação Prefeitura de POA

Fotos: Cesar Lopes/ Prefeitura de POA

 

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.