CONHEÇA A SINOPSE DO ENREDO DO IMPÉRIO DO SOL PARA 2025

 

PORTO ALEGRE | GRUPO OURO

IMPÉRIO DO SOL

Para o carnaval de 2025, a Majestosa do Vale reeditará um de seus enredos mais emblemáticos: “Império do Sol, Numa História Fascinante, Conta e Encanta a Barra do Ribeiro”, samba de autoria de Nego Izolino e Nego Paródia.

O tema foi levado à passarela em 2003, no último ano em que os desfiles de Porto Alegre foram realizados na Avenida Augusto de Carvalho. Na ocasião, a família imperiana se sagrou campeã do Grupo Intermediário A (atual Grupo Prata).

Leia o texto completo da sinopse:

“IMPÉRIO DO SOL, NUMA HISTÓRIA FASCINANTE CONTA E ENCANTA A BARRA DO RIBEIRO”

JUSTIFICATIVA AO ENREDO

Para o ano de 2025 vamos trazer a Barra do Ribeiro para o Porto Seco, sim, inundando o carnaval de Porto Alegre com incentivos e artifícios turísticos de nossa amada terra gaúcha. A cidade de Barra do Ribeiro já rendeu um campeonato para a nossa Escola de Samba e será novamente a história contada e cantada neste carnaval, revelando as suas belezas naturais e suas atrações e, é claro, numa forma de enaltecer as fascinantes estórias que encantam a todos que por ventura ou aventura por lá passar e passear, contemplando seus ricos cantos e encantos, marcas de um lugar de preservação que está bem perto de nós e que é muito fácil de chegar e de se apaixonar. Então, vamos conhecer e se encantar com a Barra?

DESENVOLVIMENTO DO ENREDO

♫ Vêm o sol, pra iluminar a passarela da folia
Mantendo acesa e forte aquela chama que diz
Sou Império, sou da Barra e sou feliz…♫

Assim vem o sol… majestoso, para alegrar e para iluminar a passarela da folia, com a força de uma comunidade que acredita ser a escola de samba um equipamento formativo e informativo, que desbrava os sentimentos e que envolve sua gente servindo de instrumento de educação e de cultura para bem desenvolver cidadãos conscientes e melhores!

Assim, um novo intento se apresenta e é assim a cada ano, e, emergindo das águas que atravessaram sua sede social, mais uma vez, superando as dificuldades, a comunidade levanta a bandeira do samba, com a fé e com a esperança redobradas, para seguir a senda criativa e instrutiva e que desta vez, será para enaltecer as belezas naturais de nosso Estado.

Com o espírito aventureiro instintivo do ser humano, de conhecer e desvendar lugares, sejam conhecidos ou desconhecidos, o ímpeto viajor que temos, nos põem a sonhar, a vislumbrar e a planejar passeios, viagens e é este sentimento que nos inspira a pegar a estrada e ir ao sonhado destino… no caminho já se quer saber dos atrativos típicos de onde queremos visitar. Assim aprendemos muito dos mais diversos lugares onde vamos… levamos expectativas e colhemos conhecimento e cultura dos lugares que palmilhamos e visualizamos com prazer e paixão.
…e a nossa aventura caminhante segue a luz do sol lá para as bandas do Lago Guaíba, atravessando a ponte e as ilhas, vamos em direção à Costa Doce, região de lindos e exuberantes cenários. Nossa terra é rica em rios e vegetação, e logo, deparamos com o Arroio Ribeiro, que inunda e formando coroas de areias claras no Guaíba, demarcando o limite do lago com a lagoa, a barra do arroio que é conhecida hoje como a Barra do Ribeiro.

♫Me apaixonei, me entreguei por inteiro
Sou Império do Sol, eu sou a Barra do Ribeiro… ♫

Passeando por nosso Estado, não é difícil de se apaixonar pela cidade de Barra do Ribeiro. Aqui, bem perto de nós está localizada uma pacata cidade às margens do Lago Guaíba, é uma urbe pequena sim, porém animada, onde as atrações típicas da cultura gaúcha, os casarios portugueses antigos convivem lado a lado com os esportes náuticos e com um ecossistema único, característico de uma das maiores bacias hidrográficas do país.

♫Foi nesse barco a balançar
Às margens do Rio Guaíba
Que o imigrante português chegou
Na charqueada de Antônio Alves
Junto a outras etnias
Que a colônia se formou… ♫

O município de Barra do Ribeiro emancipou-se oficialmente de Porto Alegre em 1959. Sua história é permeada de miscigenações sustentadas desde os originais indígenas guaranis, marcadas pelo povoamento e da chegada dos açorianos, predominando o elemento português no domínio e na formação característica da população, que mais tarde, instalou as charqueadas com mãe de obra escravizada dos africanos. No compasso da História e com a corrente migratória do governo brasileiro, atraiu para as localidades do meio rural da região, colônias de poloneses, alemães e italianos que também influenciaram na formação étnica da população do município de Barra do Ribeiro.

O município como povoado, teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, instalada na sesmaria que lhe fora concedida pelo Vice-Rei Dom Luís de Vasconcelos e Souza, quarto conde de Figueiró, em 1780. Sua denominação de Charqueada foi substituída pela de Barra, mais tarde para Barra do Ribeiro, devido sua localização geográfica no encontro do Arroio Ribeiro com o Lago Guaíba.

♫Campos férteis, sonhos tantos
Fez a terra prosperar
A pecuária e o arroz
Em riqueza transformou… ♫

Ouvimos que o povo forte e batalhador deste lugar, com sua mão laboriosa, aliado à terra fiel de campos férteis, do bom solo, vindo abençoada a boa plantação e da boa irrigação, gerando boas e fartas colheitas, e assim foi com o gado, com a indústria e tudo mais, e o intento de sua gente fez este lugar crescer e prosperar.

♫Vejo ao longe do horizonte
Raios dourados colorindo seus encantos naturais
Lindo é o pôr do sol
O luar na barra, que emoção
Obras feitas por divinas mãos… ♫

E o nosso intento excursionista, turista se depara com o horizonte fascinante que a Barra do Ribeiro nos impõe, principalmente quando chegamos às margens do imenso lago e ouvimos as águas dobrarem e ressoar o som constante e incansável da bela natureza. A luz divinal do paralelo trinta intensifica e torna as cores, o pôr do Sol e o luar, fenômenos divinos e de encanto aos que sabem contemplar belos lugares.

♫Fevereiro vêm chegando
E o rodeio começando
Oferendas pra Iemanjá eu vou levar
Onde águas cristalinas beijam areias finas
Lindas praias e belas mulatas a cantar… ♫

As festividades locais, sacrossantas são diversas e há uma infinidade de credos e religiões como é característico nas cidades brasileiras, mas uma se destaca que é festa para Yemanjá em fevereiro. Das lindas praias, como a “Canto da Mulata”, que traz a lenda local deste balneário ao sul do município, com areias finas e limpas, e que contam que quando os pescadores saíam para pescar, em noites escuras ou com neblina, suas mulheres os aguardavam lavando roupas a beira do lago cantando, assim eles podiam retornar ao som do “Canto das Mulatas”.

♫Vou reviver o carnaval de outrora
Futebol sacode o povão que agora
Canta Nery caveira campeão… ♫

As festas, o carnaval e o futebol são marcas registradas do povo brasileiro e não poderiam faltar na cidade, onde revelaram muitos talentos, um deles o craque Neri Caveira, campeão futebolista e também renomado percussionista e grande mestre de bateria campeão também em diversos carnavais gaúchos. Os barrenses são muito orgulhos por sua cidade, assim como os que a adotaram de coração como Renato Borghetti com sua gaita ponto e com sua premiada música, compondo e espalhando melodias ao sabor na natureza inspiradora.

♫Na Fazenda Barba Negra
Paz e amor quero encontrar
Anjos livres na senzala
Natureza a preservar… ♫

Seguindo nossa odisseia pelas bandas barrenses, constatamos que a sagrada natureza, uma obra feita por divinas mãos está muito presente neste lugar! A preservação é percebida nesta ponta de terra e verde vegetação que avança pelas águas do Guaíba. A Fazenda Barba Negra é este recanto, outrora uma estância escravagista, hoje um parque de preservação cheio de histórias e fábulas. Contam as lendas que as senzalas guardam mistérios de aparição de anjos negros, que agora livres, vagam, protegem em abençoam as terras ricas destes verdes pagos.

Por fim, apaixonante é este lugar! Motivo mais que especial deste carnaval, quando o sol da nossa Escola de Samba Império do Sol vem iluminar e trazer esta história fascinante, para contar e encantar a Cidade de Barra do Ribeiro.

Um feliz e pujante carnaval!

Ramão Carvalho

FONTES DE CONSULTA:

FRAGA, Luís Eduardo Souza. A Origem de Barra do Ribeiro e seu Contexto na Revolução Farroupilha. São Paulo: Pragmatha, 2022.

Site da Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro <http://www.barradoribeiro.rs.gov.br/

Foto. Praia Recanto da Mulatas – Barra do Ribeiro/RS. Águas de lago bem calmas, limpas e quentes: https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g2572181-i448341534-Barra_do_Ribeiro_State_of_Rio_Grande_do_Sul.html

Fábrica de Gaiteiros. https://www.fabricadegaiteiros.com.br/index.php#section-home

#carnaval2025
#imperiodosol
#grupoouro
#sinopse
#carnavalenfoco
@escolaimperiodosol

Picture of Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.