PORTO ALEGRE | GRUPO PRATA
VILA MAPA APRESENTA NOVO INTÉRPRETE, TEMA ENREDO E SAMBA PARA 2025
A Unidos da Vila Mapa realizou uma grande festa, em sua quadra, para apresentar seu tema enredo, samba e o novo intérprete para o carnaval 2025.
O microfone número 1 será empunhado por Éverton Bijuh, que também é intérprete titular da escola de samba Acadêmicos do Arroio, de Tapes, e com passagens pela Mocidade Independente do Jardim Planalto, de Esteio, e pela Academia de Samba Cohab-Santa Rita, de Guaíba.
A escola escolheu o tema “Nesta Terra de Marias, uma História Foi Escrita. A Rainha do Cangaço Maria Bonita”, dos carnavalescos Luma Oliveira e Ramon Gadenz.
O samba é de autoria dos compositores Tabajara Ortiz, Davison Jaime, Netinho Macapá, Wilson Silva, Wagner Amaral, Dody Souza e Willian Tadeu. O áudio estará disponível em breve nas redes sociais da escola e nas plataformas digitais.
Confira a sinopse do enredo e a letra do samba.
SINOPSE
“NESTA TERRA DE MARIAS, UMA HISTÓRIA FOI ESCRITA. A RAINHA DO CANGAÇO MARIA BONITA”.
Ao escolher Maria Gomes de Oliveira, Maria da Déa ou simplesmente Maria Bonita como tema, a Unidos da Vila Mapa vem celebrar uma das maiores figuras femininas da história contemporânea do Brasil.
Através de histórias e causos que já se espalharam pelos quatro cantos do país, mostraremos a trajetória da mulher mais importante do cangaço brasileiro, que inspirou gerações de mulheres, e se torna agora enredo, na maior manifestação da Arte e da Cultura popular brasileira. Embora a mitificação da imagem de Maria Bonita tenha escondido situações de constante violência, ela em nada diminui o caráter transgressor da Rainha do Sertão. Desde os anos 1990, a data de nascimento de Maria Bonita passou a ser celebrada no Dia Internacional da Mulher.
Esta homenagem escrita em forma de literatura de Cordel é a maneira mais digna encontrada para festejar a jovem de 28 anos que morreu sem jamais saber que, um dia, seria conhecida como Maria Bonita; A impetuosa guerreira, hábil amazona do sertão, uma Joana D’Arc da caatinga. Essa versão romântica e justiceira de Maria Bonita, rapidamente expandiu seus limites para além das fronteiras do sertão.
Por fim é a Unidos da Vila Mapa que se orgulha em levar para o desfile um pouco daquela que é, sem dúvidas, a mulher mais importante do cangaço. E em mais um desfile, fazer refletir em sua personagem principal e objeto de seu enredo, a luta, a garra e a força de tantas Marias, mulheres da Mapa, Bonitas como as flores que estampam sedas e rendas de suas histórias de vida por todo o Brasil, para tantas histórias serem escritas.
Luma Oliveira e Ramon Gadenz (carnavalescos)
LETRA
Cmpositores: Tabajara Ortiz, Davison Jaime, Netinho Macapá, Wilson Silva, Wagner Amaral, Dody Souza e Willian Tadeu
O céu da Bahia anunciou
Menina de Caiçara
Firme feito couro do tambor
Muito cedo se casou, foi obrigada!
Sofri a dor dessa união
Mulher forte desapega
Não baixa cabeça não
Vivi nas bandas do sertão
Encontrei paixão ardente
No valente Lampião
ÊEEE, FEZ O ARREGAÇO
DEIXOU TUDO NO PASSADO
FUGIU COM VIRGULINO
VIROU A RAINHA DO CANGAÇO
BANDO QUE SÓ TINHA MACHO
GANHA FLOR E O ESPINHO
Toque de mulher
Chapéu de couro e bornal
Lenço no pescoço, novo visual
Dormiu “Déa” e acordou “Bonita”
No olhar da expedita
O amor fundamental
Lutou, em cada “batida” ganhou seu espaço
Contra a tirania soltou um balaço
Com seu amado em combate partiu…
É ela … Heroica, valente e destemida
A força de tantas Marias
Que ergueram o nosso Brasil
ARREDA QUE CHEGOU A VILA
ARREDA CHEGOU MARIA BONITA
BATE ZABUMBA, LEVANTA POEIRA
NA VILA MAPA TEM FESTANÇA A NOITE INTEIRA
#carnavalpoa2025
#grupoprata
#vilamapa
#carnavalenfoco
@unidos_da_vilamapa