PORTO ALEGRE | GRUPO PRATA
VEM AÍ UM CARNAVAL FEITO DE ÁGUA, FÉ E POESIA NA VILA MAPA
A Unidos da Vila Mapa já tem o caminho definido para o carnaval de 2026: “Às Margens da Poesia, no Caminho das Águas um Banho de Axé!”.
Sob a inspiração das águas que movem histórias e encantam gerações, a escola da Zona Leste promete um desfile sensível, potente e profundamente simbólico.
O enredo assinado por Luma Oliveira e Ramon Gadenz mergulha no universo místico, poético e religioso dos rios, das chuvas e do mar — esse Brasil que dança molhado de fé, axé e cultura popular.
A Escorpião da Zona Leste quer emocionar e lavar a avenida com arte, metáfora e ancestralidade. “Somos feitos de água”, diz a escola, prometendo um desfile onde as águas não apenas fluem — elas cantam, abraçam e curam.
Depois do 6º lugar no Grupo Prata em 2025, a Mapa volta com ainda mais força e anuncia: em breve serão divulgadas as datas oficiais do lançamento do samba-enredo.
Que venham as águas da folia e poesia. O Carnaval pulsa, e a Vila Mapa já está no compasso.
TEXTO DE APRESENTAÇÃO DO ENREDO:
AS MARGENS DA POESIA, NO CAMINHO DAS ÁGUAS UM BANHO DE AXÉ!
Fonte constante de inspiração de artistas, a água está fortemente presente em todas as artes. O mineiro Guimarães Rosa resumiu, no clássico “Grande Sertão: Veredas”, que “perto de muita água tudo é feliz”. Por isso, para o seu desfile no carnaval de 2026, a Unidos da Vila Mapa traz para avenida o enredo: As Margens da Poesia, no Caminho das Águas um Banho de Axé! Será um caminhar por águas da poesia, um olhar romântico, místico, religioso, folclórico, popular e artístico pelas águas e o seu navegar.
A Mapa irá contar, em poesia, as águas que são as próprias histórias em movimento. Nascem sob o signo da generosidade, abraçam- se, acolhem-se. Nós somos feitos de água. Somos pequeninas gotas, ondas e chuvas que se encontram e se completam. Viajando nesse caminho imaginário que nos une, numa aventura surreal por chuvas, banhos, mares e rios, fé, axé e o povo encantado. Que as águas em forma de texto, samba ou poesia, continuem a nos contar histórias e que possam murmurar em paz!
São as águas da magia, as margens da poesia, na alegria que em outros carnavais lavou “as mentes poluídas com as águas da folia, taí o nosso carnaval!”
Texto: Luma Oliveira e Ramon Gadenz
#carnavalenfoco
#axénapassarela
#aguasdopovo
#vilamapa
#carnavalpoa2026