ESCOLAS DE SAMBA CAMPEÃS DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

164192976761dddc27a1f6c_1641929767_3x2_md

Quem não tem a curiosidade de saber qual escola ganhou mais títulos no Carnaval Carioca, pois confira a neste post quem são ela.

A lista de escolas de samba campeãs do carnaval do Rio de Janeiro relaciona as agremiações vencedoras de cada ano dos desfiles da primeira divisão do carnaval carioca. O Desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é a parada carnavalesca que acontece anualmente no período de carnaval. Um determinado número de agremiações disputa o título de campeã do carnaval através de avaliações feitas por jurados divididos em diversos quesitos previamente estipulados pela liga organizadora do evento. Ao longo dos anos, a primeira divisão do carnaval carioca teve várias nomenclaturas, passando pela organização de diversas entidades carnavalescas.

O desfile competitivo foi idealizado pelo jornalista pernambucano Mário Filho, irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues, através do seu periódico, Mundo Sportivo. O primeiro concurso ocorreu no carnaval de 1932. O segundo desfile, realizado em 1933, foi organizado pelo Jornal O Globo.[4] Em 1934 foram realizados dois desfiles, um organizado pelo jornal O País e outro pelo A Hora. O desfile de 1935 é considerado o primeiro oficial, por ter recebido apoio da Prefeitura da cidade, que pagou uma pequena subvenção às escolas.

 A partir de 1935, os desfiles passaram a ser organizados pela União das Escolas de Samba (UES), a primeira entidade criada para representar as agremiações. Em 1939, a entidade alterou o nome para União Geral das Escolas de Samba (UGES); e em 1949 alterou novamente, para União Geral das Escolas de Samba do Brasil (UGESB). Em 1947, uma nova entidade recreativa foi criada, a Federação Brasileira de Escolas de Samba (FBES).

 No carnaval de 1949 foram realizados dois desfiles, um organizado pela FBES (denominado “Oficial” por receber apoio da Prefeitura) e outro pela UGESB (considerado “Não-oficial”). Os dois resultados são considerados oficiais. Em 1950, uma terceira entidade é criada, a União Cívica de Escolas de Samba (UCES). No carnaval de 1950 foram realizados três desfiles: Dois oficiais (FBES e UCES); e outro não-oficial (UGESB), por não receber apoio da Prefeitura. Os resultados dos três desfiles são considerados oficiais. Em 1951, novamente houve dois desfiles: Oficial (FBES) e não oficial (UGESB). No carnaval de 1952 foi realizado apenas um desfile, com as escolas filiadas à entidades diferentes, porém não houve julgamento devido às fortes chuvas ocorridas durante as apresentações. Neste ano também é criada a segunda divisão do carnaval carioca. A primeira divisão foi denominada Supercampeonato; e a segunda, Campeonato. Em 05 de março de 1952, efetiva-se a fusão da FBES com a UGESB para a criação da Associação das Escolas de Samba do Brasil (AESB), depois renomeada para Associação das Escolas de Samba do Estado da Guanabara (AESEG) e, finalmente, para Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ).

Em 1984 foi inaugurado o Sambódromo do Rio de Janeiro, construído na rua Marquês de Sapucaí. Em comemoração à inauguração da passarela, ficou decidido que o carnaval de 1984 teria duas escolas campeãs: uma do desfile realizado no domingo e outra do desfile de segunda-feira. As melhores colocadas nos dois desfiles disputariam o Supercampeonato. Portela foi a campeã de domingo e Mangueira venceu o desfile de segunda-feira e o Supercampeonato. No mesmo ano, dez escolas de samba fundaram a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), que passou a organizar os desfiles a partir de 1985. Em 1990, a primeira divisão do carnaval passou a se chamar Grupo Especial.

Quinze escolas diferentes já conquistaram, uma ou mais vezes, o título máximo do carnaval carioca.

A Portela é a maior vencedora, com 22 títulos conquistados. A escola também detém o recorde de títulos consecutivos, conquistados nos carnavais de 1941 a 1947.

Na “Era Sambódromo”, período contado a partir de 1984, quando as escolas passaram a desfilar na Passarela Professor Darcy Ribeiro, a maior campeã é a Beija-Flor, com nove títulos.

Fonte: Wikipedia

Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.