IMPÉRIO SERRANO SAGRA-SE BICAMPEÃ DO CARNAVAL DE GUAÍBA

WhatsApp Image 2024-03-27 at 07.18.16

DESFILE DA ESCOLA HOMENAGEOU A MALANDRAGEM

Pelo segundo ano consecutivo, a Império Serrano é a campeã do Carnaval 2024 de Guaíba. A apuração se deu na tarde desta terça-feira (26/03), na sede da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (SEDUTEC).

A escola do Ermo somou 179,6 pontos.

Em segundo lugar chegou a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, com 179 pontos.

A Estado Maior da Colina obteve a terceira colocação, com 177,6 pontos.

A Império Serrano apresentou o tema “Malandro é Malando, Sou Império de Fé”. O Carnaval de Guaíba aconteceu no sábado (23/03), na Passarela Liberato Garcia.

Fotos capa e matéria: Programa Samba Total

 

UM POUCO SOBRE A ESCOLA

A Sociedade Recreativa e Esportiva Império Serrano, tem como data de fundação 30 de novembro de 1971. Mas como conta Dona Maria da Conceição, o Império Serrano começou a ser organizado em 1969, quando três dos seus fundadores Libertado Garcia, Irajá e Jairo, saem da Admiradores do Ritmo e se organizam num bar na Rua Padre Cacique.

Edison Garcia conta que, “o pai (Liberato Garcia) era mestre de bateria do Admiradores do Ritmo, era aqui na Padre Cacique. O cordão carnavalesco ganhou um dinheiro para ir desfilar em outra cidade, e a direção não quis levar a bateria. Aí ele brigou com eles e acabou saindo, e se juntou com o Jairo e o Irajá e fundou o Império.

Desde sua formação, o Império Serrano vai trazer, por diversas vezes, para seus desfiles a temática afro-brasileira, afirmando sua identidade negra através da religiosidade e da sua formação perante o bairro Ermo.

Sendo assim, a Sociedade Recreativa e Esportiva Império Serrano, a partir de 1974 ganha destaque na mídia local, pela sua bateria, ou ritmo. Em diversos exemplares de jornais, sendo divulgado em pequenas notas, vai ser evidenciada como sendo a mais esperada, ou a mais empolgante do carnaval, e por muitas vezes vai ser alvo de especulação pelas demais entidades carnavalescas.

Em 1991, Liberato falece, e para muitos deixa os “imperianos órfãos”, sua morte foi noticiada pela imprensa local, pois com o seu trabalho desenvolvido junto ao Império Serrano, recebe as “honras” de uma autoridade no município.

O carnaval de 1992 será apresentado como um carnaval de “pesar”, como é mostrado na coluna de Neimar Duarte (Colunista do Jornal O Guaíba), a questão maior para todos, é de como seria o primeiro carnaval sem estar a sua frente “o grande líder”.

Fonte: Site Império Serrano

Foto reprodução: Site Império Serrano Guaíba
Fatima Oliveira

Fatima Oliveira

CONHEÇA O SAMBÓDRAMO DE PORTO ALEGRE

Complexo Cultural do Porto Seco

R. Hermes de Souza, s/n - Rubem Berta, Porto Alegre - RS

Tairine Machado

EMBAIXADORA

29 anos geminiana!
Graduanda em Educação Física, 6° Semestre e Pedagogia 3° Semestre.
Educadora Social na ACM Cruzeiro do Sul, Maquiadora, Bailarina e Porta-bandeira da Academia de Samba Praiana há 5 anos.
No carnaval completa em 2021, 9 anos no ofício, tem passagens no Carnaval nas escolas: Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte e Praiana. Desfilou e ainda desfila nos carnavais da região metropolitana e interior do estado, onde conquistou 3 Estandartes de Ouro, como Melhor Porta-bandeira pelas cidades de Canoas/ 2014, Cachoeira do Sul/ 2020 e Tapes/ 2018, na Capital foi contemplada com premiações por veículos de comunicação entre elas como melhor Porta- bandeira da Série Prata no Carnaval de 2020.

André Gomes

EMBAIXADOR

André foi Militar e está há mais de uma década atuando com total capacidade e responsabilidade como Fotógrafo, em diversas áreas, mas especificamente realizando fotos da cultura popular, fotografando os desfiles de carnaval, concursos e outros eventos relacionados.
Sua dedicação, faz com suas fotos alcançam qualidade e registrem momentos de vital importância para o carnaval e suas memórias. Ele é o fotógrafo oficial do Carnaval Enfoco.